quarta-feira, 18 de abril de 2012

As Certificações de vendas

  Em 1942 o músico Glenn Miller  lançou o álbum  "Chattanooga Choo Choo" que teve um estrondo destaque naquele ano, alcançando assim uma marca histórica para a época, um número de vendas que ultrapassava 1.200.000 de cópias.Devido ao seu sucesso, uma empresa de tele comunicações norte-americana apelidada por RCA dava pela primeira vez um certificado de ouro á um artista, e assim marcava o inicio de diversas outras premiações que viriam a surgir após aquele ano.
  A partir de 1942, diversos artistas foram surgindo, como Elvis Presley, a banda The Beatles e muitos outros, tendo estes também alcançado marcas históricas em vendas, seguindo assim com as premiações conhecidas hoje como "discos de prata", discos de ouro" e "discos de diamante".
  Além da já conhecida premiação da RCA foram surgindo outras, como as das empresas RIAA e IFPI que também passaram a entregar premiações de prata e ouro.O conceito atual das Certificações se baseia na premiação de singles e coletâneas ao contrário da sua função inicial que era premiar o álbum inteiro.Enquanto antes as premiações eram feitas apenas por álbuns gravados em LP, hoje qualquer música, álbum e coletânea indiferente do seu modo de gravação tem a possibilidade de ganhar um certificação.
  Desde 2006, alguns países como os Estados Unidos e o Brasil, adotaram também como critério, o número de downloads, ringstones e vendas online de músicas. 
   Os artistas e bandas que se encontram com maior número de discos de ouro são : ABBA, Michael Jackson, The Beatles, Queen e Madonna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...